Conteúdo principal

Força Aérea resgata tripulante do veleiro "BALAINE"

A Força Aérea resgatou esta manhã, 24 de maio, um tripulante de 57 anos de nacionalidade britânica que navegava a bordo do veleiro “BALAINE”. A embarcação de Malta navegava a cerca de 834 quilómetros a sudoeste da Ilha Terceira quando solicitou auxílio. O indivíduo necessitava de assistência médica urgente e foi recuperado pelo EH-101 MERLIN da Esquadra 751 – “Pumas”.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, após solicitação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta  Delgada (Marinha), conduziu as operações aéreas. Para tal, empenhou um helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas”, com uma equipa médica militar a bordo. A fim de realizar a deteção inicial da embarcação e o acompanhamento do helicóptero, foi também ativado um C-295M, da Esquadra 502  –  “Elefantes”.
 
O indivíduo foi retirado da embarcação pela tripulação do helicóptero, a 448 quilómetros da Base da Aérea Nº4 e posteriormente transportado até ao Hospital de Santo Espírito, da Ilha Terceira, por uma ambulância desse centro hospitalar. Após a missão, os meios aéreos regressaram à Base Aérea N.º 4, onde estão em destacamento permanente.
 
As condições atmosféricas no local do resgate eram de ondulação de 2 metros e vento a 27,78 km/h.