No âmbito da preparação do Dispositivo de Vigilância, Deteção e Combate a Incêndios Florestais do Campo de Tiro, e em conformidade com o Plano de Qualificações e de Treino Operacional dos Operadores de Sistemas de Assistência e Socorro (OPSAS), realizaram-se duas visitas de trabalho às instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. Estas deslocações, nos dias 21 e 22 de junho, tiveram como objetivo consolidar conhecimentos técnicos e relacioná-los com a aplicação nas tarefas diárias.
Nestas visitas, conheceram-se as instalações do CDOS e um conjunto de equipamentos operacionais. Foi ainda possível observar e tomar contacto com o ambiente real da Sala de Operações e Comunicações, tendo essa atividade contribuído para uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido pelo Comando, através do envolvimento direto com todos os intervenientes.
Assistiu-se também ao briefing diário, momento em que se apresenta a composição da equipa de serviço à Sala de Operações e quais as funções atribuídas de cada elemento. É também neste momento que se analisam os procedimentos efetuados na receção e tratamento da informação relativa aos diversos tipos de ocorrências registadas no dia anterior, bem como onde se procede ao despacho e à gestão dos meios operacionais destinados aos diferentes Teatros de Operações (TO).