O Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA) realizou, entre 10 e 13 de julho, o exercício TANGO. Esta atividade, realizada pelo Núcleo de Polícia Aérea, teve como objetivo treinar e avaliar as competências adquiridas nas diversas disciplinas dos Cursos de Polícia Aérea - ETM/QP (Estágio Técnico-Militar/Quadros Permanentes), CFO/RC (Curso de Formação de Oficiais/Regime de Contrato), CFS/QP (Curso de Formação de Sargentos/Quadros Permanentes) e CFP/RC (Curso de Formação de Praças/Regime de Contrato).
O cenário criado assentou numa Força Nacional Destacada (FND), em território turco, cujo objetivo foi garantir a Proteção da Força de um destacamento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). As missões atribuídas aos formandos passaram por implementar e aplicar um Plano de Segurança, desempenhar as várias funções atribuídas ao Centro Coordenador de Segurança e Defesa (CCSD), aplicar os planos de contingência e as checklists e ainda realizar missões de unidades elementares de combate.
Em simultâneo, decorreram blocos de instrução direcionados para a realização de escoltas, a ativação de uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR) e a implementação de um Posto de Controlo avançado.
O exercício contou com a participação de um total de 60 militares, dos quais 46 eram formandos. Além destes militares, o exercício teve ainda o apoio logístico do Núcleo de Mobilidade e do Gabinete Coordenador de Segurança Militar da Força Aérea, através da Esquadra de Polícia Aérea da Base Aérea N.º 6.