Conteúdo principal

Força Aérea decisiva no resgate de 57 migrantes

Uma aeronave P-3C CUP+ da Força Aérea Portuguesa, em missão de vigilância no Mar Mediterrâneo, na operação “Sea Guardian”, detetou, no dia 23 de agosto, uma embarcação de borracha com 57 migrantes a bordo.

A missão de vigilância marítima, realizada pela Esquadra 601 – “Lobos”, permitiu encaminhar para o local meios de salvamento e proceder ao resgate dos migrantes. Estes encontravam-se numa embarcação em risco de naufragar, sendo que apenas metade dos migrantes a bordo estavam equipados com coletes salva-vidas.

Após a deteção da embarcação, a tripulação da Esquadra 601 informou, prontamente, as entidades de comando e controlo competentes. A aeronave permaneceu no local para acompanhar a embarcação e prestar todo o apoio necessário até à chegada dos meios de salvamento marítimo.
 
Todos os elementos a bordo do navio foram recuperados em boas condições de saúde pelos navios direcionados para o local.
 
No final desta operação de salvamento, foram resgatadas 57 pessoas, entre as quais 49 adultos do sexo masculino, seis adultos do sexo feminino e duas crianças.
 
Nestas missões, a Esquadra 601 – “Lobos” está também a monitorizar situações de narcotráfico, de migração ilegal e de poluição marítima, colaborando na promoção da estabilidade e da segurança em todo o Mediterrâneo.