A Base Aérea 86, em Borcea, na Roménia, recebeu no dia 06 de outubro, a cerimónia oficial de receção das ultimas três aeronaves do programa de alienação de F-16 efetuado com Portugal, que contou com a presença do Secretário da Defesa da República da Roménia, Mircea Dusa, e do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.
Na cerimónia, estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, o seu homólogo Romeno, General Laurian Anastasof, o Comandante Aéreo, Tenente-General Joaquim Borrego, bem como inúmeras altas entidades militares e civis.
No programa desta cerimónia, para além dos discursos dos Secretários de Estado da Defesa dos dois países, e do discurso do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Romena, constou uma visita ao destacamento de F-16M Português, que se encontra na Roménia desde dia 18 de outubro deste ano.
Esta Força Nacional tem como objetivo a realização de vários tipos de missões de treino naquele país. Entre elas destacam-se missões conjuntas com as Forças Armadas Romenas: Exército, Armada e Força Aérea. De relevar também, os voos de treino planeados com os F-18 da Força Aérea do Canadá, também destacada na região, e com o E3-A AWACS que sobrevoa frequentemente a zona. Este voos têm o intuito de treinar e consolidar procedimentos de operação em coligação, no âmbito da OTAN.
Esta Força Militar tem como propósitos adicionais treinar o destacamento e operação fora da Base mãe dos nossos F-16 que frequentemente constam da lista de meios das NATO Response Forces (NRF) e a partilha de conhecimento e experiência nas várias áreas de operação da aeronave F-16 Fighting Falcon com a Força Aérea Romena.
O contingente português vai estar destacado durante dois meses e é composto por quatro aeronaves F-16M e 70 militares da Força Aérea das áreas de operações, proteção da força, manutenção, logísticofinanceira, comunicações e sistemas de informação, saúde, Intelligence e relações públicas.
Veja aqui as fotos
Veja aqui as fotos