Força Aérea participa no Bright Challenge 2019

A Força Aérea participou no evento de formação em Gestão de Projetos “Bright Challenge 2019”, que decorreu nos dias 16 e 17 de maio, na Câmara de Comércio e Indústria de Portugal (CCIP), em Lisboa.

O primeiro dia deste evento destinou-se à comunidade de Gestores de Projetos e permitiu a partilha de ideias, problemas e desafios no contexto das Organizações que executam gestão de projetos, conjugando os espaços de formação e de debate, desde a Conferência subordinada ao tema “ePMO: The Transformation Powerhouse”, às Master Classes sobre Gestão da Mudança e Gestão do Talento.

O segundo dia proporcionou aos participantes uma formação experiencial assente no simulador de Gestão de Projetos SimulTrain®, onde um total de 25 equipas, de várias empresas e organizações nacionais, competiram pelos prémios de melhor Project Management Office (PMO) e melhor Gestor de Projeto. A Equipa da Força Aérea alcançou, respetivamente, 2.º e 4.º lugares, naquela que foi a melhor prestação entre as equipas que representaram os três ramos das Forças Armadas. Este simulador permite a avaliação, em tempo real, de decisões e resultados, sendo monitorizados indicadores como estratégia, custo, calendário, qualidade, motivação e gestão de riscos.

A pertinência da Gestão de Projetos e do PMO reveste-se de atualidade e importância, na medida em que é cada vez mais relevante assegurar uma gestão eficaz e eficiente das Organizações e dos seus Projetos, em ambientes internos frequentemente caracterizados pela exiguidade em recursos humanos, em qualificações e com limitações materiais. Importa assim adotar um ambiente organizacional vocacionado à integração de soluções tecnológicas emergentes, norteado por princípios de valorização pessoal, de motivação, de agilização de tarefas e de processos, num desafio de transformação permanente.

 

Equipa da Força Aérea: MAJ/ENGEL Adalberto Santos, da Direção de Comunicações e Sistemas de Informação, CAP/ENGAED Nuno Garcez, da Direção de Infraestruturas, CAP/ENGAER Rafael Basto, da Direção de Engenharia e Programas, TEN/ADMAER Pedro Taborda, do Serviço Administrativo e Financeiro.