A Força Aérea, como responsável pelo Comando e Gestão centralizados dos meios aéreos integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), conforme Resolução do Conselho de Ministros N.º 139/2018, e considerando a integração dos novos Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) neste dispositivo, tem vindo a desenvolver a sua plataforma integrada de Comando e Controlo (C2): PS3 - Portuguese Sky Sentinel System, de forma a monitorar permanentemente as operações aéreas.
Este sistema PS3 permite saber, em tempo real, a posição das aeronaves envolvidas no DECIR, contribuindo para um processo de decisão, mais rápido, eficaz e seguro. Além disso, toda a informação recebida pelos diversos sensores é tratada de forma adequada e coerente para ser difundida, atempadamente, às diversas forças e/ou entidades que dela necessitem, como é o caso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana.
Esta nova capacidade de monitorização e controlo em tempo real devidamente integrada num ambiente em rede, interoperável com o dispositivo da Força Aérea, será também fundamental no âmbito de outras missões de interesse público.
Saiba mais sobre as capacidades do PS3 - Portuguese Sky Sentinel System.