Conteúdo principal

Base Aérea Nº1 comemora 93º Aniversário

A Base Aérea Nº1 (BA1) comemorou, no dia 23 de maio, o seu 93º Aniversário. Nas instalações da base aérea primeira, na Granja do Marquês (Sintra), militares, civis e famílias, assistiram à cerimónia comemorativa deste aniversário, bem como à imposição de Brevets e entrega de Diplomas de Curso aos mais recentes Pilotos-Aviadores que agora iniciam uma nova etapa na sua carreira militar.

A cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, com a presença de altas patentes militares e representantes das autoridades civis da região, entre as quais, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Prof. Dr. Fernando Seara, decorreu durante a manhã e com as aeronaves EPSILON TB-30, CHIPMUNK MK20 e ALOUETTE, junto das Forças em Parada.

O Comandante da BA1, Coronel António Branco, proferiu uma alocução na qual destacou o trabalho realizado pela unidade ao longo do ano. Deu ainda os parabéns aos 14 novos Pilotos-Aviadores da Força Aérea e aos 2 Pilotos da Marinha que agora ostentam as "asas", como recompensa pelo trabalho efetuado durante o curso e pelos conhecimentos adquiridos, determinantes para ultrapassar desafios e cumprir as missões. Terminou desejando-lhes um futuro brilhante e "boas aterragens".

No decorrer da cerimónia, foram impostas condecorações, de entre as quais a Medalha de Mérito Aeronáutico de 1ª Classe, concedida ao Prof. Dr. Fernando Seara. Distinguiu-se pela duradoura colaboração, cooperação e contributos em várias áreas e actividades, como na Formação dos Oficiais do Quadro Permanente, na área das Relações Internacionais e, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Sintra, no apoio prestado ao projeto de instalação do Museu do Ar, que permitiu preservar e salvaguardar a memória da causa aeronáutica nacional. As qualidades pessoais e profissionais demonstradas contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão da Força Aérea.

É nesta unidade, com mais de nove décadas de História, que durante longos anos se formam os pilotos e especialistas da Força Aérea, mantendo-se a BA1 vocacionada para a instrução de pilotos, através da utilização das aeronaves CHIPMUNK MK20 da Academia da Força Aérea e dos EPSILON TB-30 da Esquadra 101 "Roncos".

 

Filme da cerimónia comemorativa do aniversário e brevetamento de pilotos-aviadores

 

 


Por: D.C.

TEN/RHL