Ministro da Defesa Nacional visita NATO Tiger Meet 2021

Realizou-se hoje, dia 11 de maio, o Distinguished Visitors Day (DVD) do NATO TIGER MEET 2021, na Base Aérea N.º 11, em Beja.

O DVD contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do Comandante do Allied Air Command, General Jeffrey Harrigian, do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego e dos Presidentes das Câmaras de Beja e da Vidigueira, bem como o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cuba.

Durante a visita das altas entidades, realizou-se uma apresentação sobre o exercício NATO TIGER MEET 2021 e uma visita à área das operações, tendo a respetiva comitiva tido a oportunidade de observar uma demonstração de capacidades aéreas e terrestres.

Na demonstração estiveram envolvidas várias aeronaves portuguesas, nomeadamente o F-16M, o AW119MKII “Koala”, o EH-101 Merlin e ainda dois helicópteros italianos HH.101 e HH.212. Participaram igualmente controladores aéreos táticos (TACP) e militares do Núcleo de Operações Táticas de Projeção (NOTP) da Força Aérea, os Comandos e as Forças de Operações Especiais do Exército e ainda o Destacamento de Ações Especiais da Marinha.

A realização de exercícios como o NTM2021 assume um papel fundamental na preparação, treino e qualificação das forças nacionais para a ação em teatros de operação internacionais. Além de promover a interoperabilidade e a criação de sinergias entre os países participantes, reforça o vínculo de cooperação internacional nas áreas de defesa e desenvolvimento tecnológico, em linha com o cabal cumprimento dos objetivos estratégicos de Portugal.

Recorde-se que no exercício NTM2021, além dos meios portugueses, participam forças de Itália, Suíça, Grécia, Polónia, Holanda e ainda meios da NATO, num total de 56 aeronaves.

Neste dia também estiveram presentes outras altas entidades da Força Aérea, da Marinha e do Exército.

VEJA AS FOTOGRAFIAS