Conteúdo principal

Tripulante de pesqueiro resgatado a 570km da Ilha Terceira

A Força Aérea resgatou na madrugada de dia 17 de julho um tripulante espanhol, de 47 anos, que necessitava de assistência médica urgente e navegava a bordo do pesqueiro espanhol “RIBEL TERCERO”, a 570 quilómetros da ilha Terceira. Foram empenhados dois meios aéreos da Base Aérea N.º 6 (BA6), em Destacamento no Arquipélago dos Açores, nomeadamente um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes” e um helicóptero EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 – “Pumas”, para efetuar a detecção inicial da embarcação e recuperação do doente.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) coordenou as operações aéreas após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) ter solicitado o empenhamento de meios aéreos.

O helicóptero EH-101 MERLIN descolou da Base Aérea N.º 4 (BA4) às 2H40 (locais), com uma equipa médica militar a bordo e seguiu para a zona onde se encontrava o navio pesqueiro, com o acompanhamento da aeronave C-295M.

O tripulante foi resgatado com sucesso, tendo sido efetuada uma paragem planeada na ilha das Flores para transferência do paciente do helicóptero EH-101 MERLIN para a aeronave C-295M, de forma a reduzir o tempo de viagem do paciente até ao aeroporto de Ponta Delgada, onde aguardava uma ambulância e veículo da SIV (Suporte Imediato de Vida) que o acompanhou até ao Hospital do Divino Espírito Santo, de São Miguel.

O EH-101 MERLIN aterrou na BA4 às 8H25 e o C-295M às 8H55.

VEJA O VÍDEO