Esquadra 501 – “Bisontes” comemora 44.º Aniversário

A Esquadra 501 – “Bisontes”, localizada na Base Aérea N.º 6, no Montijo, assinala hoje, dia 15 de setembro, o 44.º Aniversário. Equipada com o C-130H, garante missões de transporte aéreo geral, tático e de busca e salvamento.

Das missões realizadas destaca-se pelo apoio que presta na projeção das Forças Nacionais Destacadas ao serviço da NATO e ONU, no Mali, Afeganistão e República Centro-Africana, sendo igualmente reconhecida pelas missões de cariz humanitário que vem realizando, como foi o caso do Haiti, do Egipto e da Líbia. 

Mais recentemente, fruto das suas valências de operação em cenários complexos e delicados, esteve empenhada no transporte, a partir de Madrid, dos militares do Exército Português que se encontravam no Afeganistão e do primeiro grupo de refugiados afegãos para Portugal. 

De forma a permitir que a Força Aérea continue a cumprir a missão em qualquer parte do mundo, está em curso a modernização da frota C-130H da Esquadra, que irá adaptar as aeronaves às regras europeias atuais. 

 

VEJA O VÍDEO