Conteúdo principal

Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea assinala 45.º Aniversário

O Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), localizado na Base Aérea N.º 6, no Montijo, comemora hoje, dia 29 de setembro, o 45.º Aniversário.

Criado, em 1976, com o propósito de ministrar cursos de sobrevivência no mar, a sua atividade rapidamente se expandiu à formação nas áreas de Defesa Nuclear, Biológica e Química, de Reconhecimento e Inativação de Engenhos Explosivos e da Fuga e Evasão.

Pelas suas valências, assume hoje um amplo programa de atividades de qualificação e formação não só de militares da Força Aérea, mas também de elementos dos vários ramos das forças militares e civis, como da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, do Sistema de Informações da República Portuguesa e Autoridade Nacional, da Protecção Civil ou ainda de forças armadas estrangeiras.

Tem também a competência de ministrar o curso NATO – Individual Common Core Skills (ICCS), que capacita os militares para o desempenho de tarefas básicas transversais, designadamente: Primeiros Socorros; Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química; Reconhecimento Pós-ataque; Segurança Protetiva; Tática e Tiro Individual; Combate a Incêndios e Salvamento.

O CTSFA e os seus militares contribuem para uma melhor preparação e formação técnica da Força Aérea e de todos quantos a ele recorrem, ao abrigo do lema, “ANIMUS MANENDI”. Assumiram ainda, durante a pandemia, um papel preponderante n a descontaminação de infraestruturas.