Conteúdo principal

“Falcões” há 63 anos no ar

Hoje, 4 de outubro, a Esquadra 201 celebra 63 anos de existência. Na verdade, os primeiros "Falcões" surgiram em 4 de fevereiro de 1958. No entanto, é tradição comemorar o aniversário a 4 de outubro, coincidindo com o dia da Base Aérea N.º 5 (BA5), Monte Real.

As origens da Esquadra 201 remontam à Esquadra 51, que inicialmente operava o F-86F Sabre. Depois de operar o Fiat G-91 e o T-38 Talon, em 1977 surgia pela primeira vez a designação de Esquadra 201. Ainda assim, o nome só se consolidaria em 1993, após um período em que foi reconhecida como Esquadra 302 operando a aeronave A-7P Corsair II.

Apesar de a designação oficial da esquadra ter sofrido alterações ao longo da história, o reconhecimento como “Falcões” manteve-se intacto. 

63 anos depois, a Esquadra 201, a operar o sistema de armas F-16 desde 1994, é responsável por garantir operações de Luta Aérea, fazendo parte do sistema de policiamento do espaço aéreo nacional. Desde 2007, os “Falcões” têm vindo a integrar diversos destacamentos de Policiamento Aéreo NATO, nos Estados Bálticos e Islândia, assim como destacamentos na Roménia e Polónia no âmbito das NATO Assurance Measures. Exemplo disso é a presença atual de quatro F-16M com uma Força Nacional Destacada na Lituânia com a responsabilidade de policiar aquele espaço aéreo.

Em Portugal, a Esquadra 201 contribui diariamente para a permanência de duas aeronaves de alerta na BA5 com a responsabilidade de garantir a capacidade de resposta perante qualquer situação de utilização indevida do espaço aéreo ou de auxiliar aeronaves em emergência.

Ontem, como hoje, os militares da Esquadra 201 – “Falcões” garantem a defesa área de Portugal, sob o lema “Guerra ou Paz Tanto nos Faz”.

VEJA O VÍDEO