Base Aérea N.º 5 condecorada pelo Presidente da República

A Base Aérea N.º 5 foi condecorada pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos "pela forma excecional, altamente honrosa e brilhante como executou os programas de alienação de aeronaves F-16 à República da Roménia, entre 2014 e 2021, demonstrando elevada abnegação e sentido do dever, aliados a uma dedicação incondicional e entrega à Missão da Força Aérea, que sempre cumpriu de forma exemplar", pode ler-se no diploma de atribuição. 

Com esta condecoração foram enaltecidos os serviços prestados pela Base Aérea N.º 5, dos quais resultaram maior honra, lustre e prestígio para a Força Aérea, para as Forças Armadas e para o País" que "devem ser considerados muito relevantes, extraordinários e distintíssimos". 

A condecoração foi imposta pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, durante a cerimónia militar comemorativa do 62.° Aniversário da Unidade. 

Durante a cerimónia houve ainda lugar ao discurso do Comandante da Unidade, Coronel João Vicente, e foram homenageados os militares que faleceram ao serviço da Unidade. 

A cerimónia encerrou com a entrega de condecorações aos militares que mais se distinguiram no último ano.

VEJA AS FOTOGRAFIAS