Conteúdo principal

21 pessoas resgatadas do Mediterrâneo

Os militares da Força Aérea, através de uma aeronave P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 – “Lobos”, coordenaram quatro missões de Busca e Salvamento que resultaram na recuperação de 21 pessoas das águas do Mediterrâneo.

Aquelas missões inserem-se na Operação INDALO 2021, da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira – FRONTEX, que teve início em 6 de setembro, com um destacamento de militares da Força Aérea a operar a partir de Málaga.

Até à data, o P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 – “Lobos” detetou 81 embarcações de migrantes provenientes do norte de África e 311 embarcações diretamente relacionadas com o narcotráfico. No total, patrulhou uma área de 835.984 milhas náuticas quadradas, tendo efetuado 160 horas de voo e detetado 53582 contatos. 

O objetivo da missão passa pela vigilância das fronteiras marítimas do sul de Espanha, no apoio ao combate à imigração ilegal e na prevenção de crimes transfronteiriços.

Dia 4 de novembro, os militares destacados foram rendidos por um novo destacamento que irá permanecer em missão até dia 2 de dezembro, data em que a Operação INDALO 2021 fica concluída.

O destacamento da Esquadra 601 – “Lobos” é composto por 30 militares, uma aeronave P-3C CUP+ e por um oficial de ligação presente em Madrid, no “International Coordination Center” da agência FRONTEX.