Conteúdo principal

Ministro da Defesa Nacional recebe militares destacados no Mali

O Ministro da Defesa Nacional (MDN), João Gomes Cravinho, presidiu ontem, 2 de dezembro, na Base Aérea N.º 6 (BA6), Montijo, à cerimónia de receção da Força Nacional Destacada que nos últimos meses esteve ao serviço da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).

Com a entrega oficial do Estandarte Nacional que acompanhou o destacamento, o MDN destacou o “brio, empenho e lealdade” e “elevado profissionalismo” com que os militares encararam a missão, reforçando a “capacidade das Nações Unidas”.

Presente na cerimónia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego, “orgulhosamente” destacou “o trabalho desempenhado” que “foi cumprido sem mácula, com elevado profissionalismo em tudo o que foi exigido”.

Recorde-se que desde 10 de maio e até 16 de novembro de 2021, um destacamento de 65 militares e uma aeronave C-295M da Esquadra 502 esteve ao serviço da ONU no Mali como resposta à sucessão de conflitos violentos que se registam naquele país desde 2012, com o objetivo de implementar e consolidar um processo de transição para a paz.

Portugal, através da Força Aérea, contribui para a segurança e estabilidade regional do Mali desde 2014, com várias Forças Nacionais Destacadas, através de aeronaves C-130H e C-295M, respetiva tripulação e pessoal de apoio.

Durante os seis meses de missão, o destacamento da Força Aérea realizou dezenas de missões operacionais, tais como transporte de passageiros e carga, evacuações médicas, largadas de paraquedistas e vigilância aérea.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

VEJA O VÍDEO