Conteúdo principal

Apelo à Dádiva de sangue pelas Forças Armadas e Família Militar

Apelo à Dádiva de sangue pelas Forças Armadas e Família Militar


O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) fez um apelo às Forças Armadas, para que todos os potenciais dadores façam a sua dádiva de sangue, a partir de hoje e durante os próximos dias.


“A evolução da pandemia de COVID-19, nomeadamente o elevado número de contágios das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos”. Também as infeções respiratórias sazonais têm ajudado a “uma redução” do número de pessoas candidatas à dádiva de sangue. “Ambas as situações causam uma grande redução do número de dadores e o adiamento de Sessões de Colheita previamente calendarizadas”.


Para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg. As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido COVID-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço contra a COVID-19 devem aguardar 7 dias, para se candidatarem novamente.


Os Postos Fixos do IPST de Coimbra, Porto e Lisboa estão abertos de segunda a sábado, das 8 h às 19h30 e o de Lisboa estará aberto também este domingo, dia 30 de janeiro, no mesmo horário.


Mais informações em https://www.ipst.pt/index.php/pt