Conteúdo principal

Três tripulações, três missões em 24 horas

A Força Aérea realizou, ontem, dois transportes médicos urgentes de três doentes, no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira, e um transporte de órgãos para transplante em território internacional.

O primeiro transporte ocorreu na tarde de ontem, no Arquipélago dos Açores, tendo sido empenhada a tripulação de alerta, na Base Aérea N.º 4 (BA4), na Ilha Terceira, Açores, da Esquadra 502 – “Elefantes”, que opera a aeronave C-295M.

A descolagem da BA4 aconteceu, pelas 16H10, rumo à Ilha das Flores, onde embarcaram os dois pacientes com destino à Ilha do Faial, local a partir do qual foram encaminhados para uma unidade hospitalar.

Em simultâneo, no Arquipélago da Madeira, um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 – “Pumas”, efetuou o transporte médico urgente de um doente entre a Ilha do Porto Santo e a Ilha da Madeira.

Ao fim da tarde, a tripulação de alerta, na Base Aérea N.º 6, no Montijo, da Esquadra 502 – “Elefantes”, foi também empenhada para realizar um transporte de órgãos para transplante em território internacional.

Recorde-se que tanto a esquadra 502 e 751, com sede na Base Aérea N.º 6, no Montijo, têm um destacamento permanente nos Açores e na Madeira.