Conteúdo principal

Força Aérea realiza dois resgates em navios em menos de 24 horas

A Força Aérea realizou, entre o dia 17 e 18 de abril, dois resgates médicos urgentes em navios ao largo do Montijo e da Madeira. 

O primeiro resgate de uma senhora de 64 anos, de nacionalidade inglesa, aconteceu no Domingo de Páscoa. A doente precisava de assistência médica urgente e encontrava-se a bordo do navio “CELEBRATY SILHOUETTE”, com pavilhão da Malta, a 444 km da ilha de Porto Santo.

O resgate foi efetuado por um helicóptero EH-101 Merlin, operado pela tripulação de alerta no Aeródromo de Manobra N.º 3, na ilha de Porto Santo, Madeira, acompanhado por um C-295M, da Esquadra 502 – “Elefantes”.  

Já durante a manhã de segunda-feira, dia 18 de abril, a tripulação de alerta na Base Aérea N.º 6, no Montijo, da Esquadra 751 – “Pumas”, foi ativada para resgatar um homem, de 68 anos e nacionalidade alemã, que precisava de assistência médica urgente, e se encontrava a bordo do navio de passageiros “AIDA COSMA”, com pavilhão da Malta, a 190 km do Montijo. 

Após o resgate, realizado com recurso a um EH-101 Merlin, o paciente foi transportado para a Portela, onde aguardava uma ambulância com uma equipa médica que o encaminhou para uma Unidade Hospitalar.