Conteúdo principal

Inicio de atividade operacional no ASAREX22

Teve início, no dia 21 de junho, a atividade operacional do exercício internacional de Busca e Salvamento ASAREX22, realizado a partir dos Açores.

Uma das primeiras missões deste exercício envolveu um helicóptero EH-101 Merlin e teve como cenário o resgate de três “vítimas” resultantes de um despenhamento, durante a prática de uma atividade de parapente, numa zona de difícil acesso por terra e por mar.

Já no dia 22 de junho foram realizadas sete missões de treino de Busca e Salvamento envolvendo os diferentes meios aéreos e navais participantes no exercício: o C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, o P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 – “Lobos”, o EH-101 Merlin da Esquadra 751 – “Pumas”; o HC-130J da Força Aérea dos Estados Unidos da América; o CC-130H da Força Aérea Canadiana e os navios da Marinha Portuguesa, NRP Sines e NRP Setúbal.

A utilização de Night Flare Ilumination nas missões noturnas foi também fator destaque nesta edição do ASAREX. Trata-se da utilização dos flares, largados pelo CC-130H da Força Aérea Canadiana, que ao iluminarem o horizonte permitem aos meios aéreos envolvidos na missão obter uma melhoria da visibilidade na área de busca.

Todas as missões realizadas no ASAREX visam o treino e a melhoria das capacidades de todos os envolvidos, de forma a serem atingidos objetivos de consolidação de táticas, de desenvolvimento de técnicas e de melhoria da interoperabilidade das forças e meios dos países envolvidos.