Conteúdo principal

Esquadra 991 – “Harpias” realiza primeiro voo entre o Continente e a Madeira

Um Sistema Aéreo Não Tripulado da Esquadra 991 – “Harpias” da Força Aérea cruzou pela primeira vez o oceano, partindo do Continente em direção ao Arquipélago da Madeira, mais concretamente entre a Base Aérea N.º 11, em Beja, e o Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, percorrendo cerca de 940 km.

 

A descolagem do “TITAN40” deu-se pelas 00H05 de dia 8 de outubro, tendo chegando ao destino quando o relógio marcava as 08H30.

 

As 08H25 de voo – realizado em colaboração com a empresa UAVision – permitiram recolher informações acerca da autonomia, da capacidade das comunicações, bem como avaliar o próprio sistema de comando e controlo a longas distâncias da aeronave. 

 

Recorde-se que, já este ano, a Esquadra 991 teve um papel significativo na prevenção e no apoio ao combate a incêndios rurais, tendo voado cerca de 1100 horas e percorrido o equivalente a nove vezes o território nacional.

 

Foi mais um passo no crescimento e na evolução dos “Harpias”, a primeira unidade aérea do dispositivo da Força Aérea a ser edificada para a operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados, com vista a poder integrar aqueles meios em missões de vigilância marítima a longa distância.