Conteúdo principal

Militares da Força Aérea vencem Prémio de Inovação

O projeto de investigação desenvolvido no âmbito do trabalho de Doutoramento em curso do Major Luís Marques venceu o Prémio de Inovação nas Forças Armadas 2022, entregue pelas mãos da Ministra da Defesa, Helena Carreiras, em 20 de outubro, no Instituto Hidrográfico, em Lisboa.

A equipa vencedora é ainda composta pelo Tenente-Coronel Luís Félix, Major Gonçalo Cruz, Major João Caetano, Tenente Vasco Coelho, Professor Alberto Vale e pelo Professor Pedro Vaz. 

O Projeto de Investigação resulta de uma parceria entre o Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA) e o Instituto Superior Técnico, que contou com a colaboração do Campo de Tiro; do Centro de Treino de Sobrevivência; da Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química; do Kit Mobilidade; e da Direção de Infraestruturas.

O estudo consiste num sistema de deteção de radiação gama, partículas beta e neutrões, acoplados a Unmanned Aerial Vehicles (UAV) para inspeção de contentores marítimos e deteção, localização e identificação de fontes e materiais radioativos.

As características desta tecnologia permitem auxiliar as autoridades e as equipas no terreno em cenários que vão desde o tráfico ilícito de materiais nucleares ou outras fontes radioativas, ameaças radiológicas e nucleares, ou até mesmo emergências.

O Prémio Inovação nas Forças Armadas, instituído pelo Estado-Maior-General nas Forças Armadas, visa reconhecer ideias que possam contribuir para o desenvolvimento ou melhoria de capacidades já existentes, tendo em vista o futuro emprego em operações militares ou de apoio a operações de emergência civil.