Conteúdo principal

Força Aérea: Antigo Militar distinguido como Militar do Ano da NATO 2021

O antigo militar Cabo-Adjunto Marco Almeida, enquanto prestava serviço na Força Aérea, foi distinguido como Militar do Ano da NATO 2021, tendo-lhe sido atribuído um diploma de reconhecimento do Supreme Allied Commander Transformation, pela mão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Atualmente exerce funções de Assistente do Representante Permanente Português da NATO, pertencendo ao quadro de funcionários civis do Ministério dos Negócios Estrangeiros em serviços periféricos. 

A passagem pela Força Aérea marcou o Cabo-Adjunto Marco Almeida que, refere, “sem o percurso militar não seria a mesma pessoa”. 

Na Força Aérea adquiriu valências como “organização no trabalho, gestão de tempo, trabalhar sobre pressão e sentido de dever que dificilmente seriam cultivados noutra organização”. 

Destaca ainda que foi pela Força Aérea que teve a oportunidade de “trabalhar na Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) no Joint Analysis and Lessons Learned Center – um importante centro OTAN em Portugal –, onde adquiri experiência profissional num contexto internacional que me valorizou enquanto militar e futuro civil”. 

A entrega do prémio de Militar do Ano da NATO 2021 realizou-se no Joint Analysis Lessons Learned Centre - JALLC, em Monsanto, e contou também com a presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.