Conteúdo principal

Resgate de tripulante do navio de cruzeiro “Black Watch”

A Força Aérea efetuou ao inicio da noite de 9 de outubro o resgate de um tripulante do navio de cruzeiro "Black Watch", que se encontrava a cerca de 37 Km a sul da ilha de S. Miguel, Açores.

A chamada satélite da embarcação com bandeira das Bahamas e cerca de 205 metros de comprimento foi recebida no Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (S. Miguel) pelas 20H05.

O Centro de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), pertencente à Força Aérea, foi contactado pelas 20H26 e ativou de imediato o seu dispositivo de Busca e Salvamento (SAR). Foi enviada para o local uma aeronave EH-101 MERLIN, da Esquadra 751 - "Pumas", destacada na Base Aérea Nº4 (BA4), Lajes.

Pelas 21H45 o helicóptero chegou à zona de operações, onde se deparou com condições climáticas adversas e visibilidade reduzida que dificultaram a operação de resgate, concluída com sucesso pelas 22H00. De imediato, a aeronave prosseguiu para o heliporto do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde devido às condições meteorológicas não conseguiu aterrar. Teve que prosseguir para o aeroporto João Paulo II, onde aterrou pelas 22H25. Regressou à BA4 pelas 00H10, dando a missão como concluída.

Sob o lema da sua esquadra - "Para que outros vivam" - o EH-101 MERLIN efetuou mais de três horas de voo. A bordo da aeronave esteve sempre uma equipa médica militar da BA4, que acompanhou o paciente durante a missão.

 

Por: RQ

ALF/RHL