A função de chefia de um exercício, conhecido como Exercise Controller (ExCon), é desempenhada pela primeira vez por uma mulher, a Major Joana Marques, durante o exercício Real Thaw 2023.
O cargo de ExCon engloba chefiar toda a equipa, que conta com cerca de 200 a 300 pessoas, e é da sua responsabilidade orquestrar todas as áreas envolvidas antes e durante o exercício.
É responsável por gerir todos os militares que fazem com que o exercício aconteça, desde as operações, comunicações, informações, logística, entre outras áreas, por forma a garantir que todos estão a construir o que é necessário para a realização do exercício.
Para a Major Joana Marques “as grandes dificuldades que se encontram nesta função são a gestão de toda a informação para que toda a gente esteja na mesma página e para que todos saibam o que está a acontecer”.
Já sobre o facto de ser a primeira mulher neste cargo, diz ser algo natural, visto ter assumido o cargo de chefia da A7 – Repartição de Exercícios e Avaliação da Força Aérea – e, por inerência, esta é uma das funções que ocupa quem está nessa posição.
O Real Thaw é o exercício anual da Força Aérea, que serve para treinar, qualificar e certificar as forças nacionais de modo a que estejam aptas a cumprir todas as missões em 2023. Nesta que é a 14.ª edição deste exercício estão a participar Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Polónia, Espanha, EUA e, ainda, forças da NATO, num total de 700 participantes.