Conteúdo principal

Força Aérea adota procedimentos Performance-based Navigation

No dia 22 de março, entraram em efetividade os primeiros procedimentos Performance-based Navigation (PBN) desenhados por militares da Força Aérea. Esta inovação possibilita à Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, ser o primeiro aeródromo da Força Aérea com este tipo de formas de navegação por satélite publicados na Military Aeronautical Information Publication (AIP) e na AIP Portugal.  

A navegação aérea por satélite, tal como na navegação terrestre, permite uma maior eficiência, segurança e precisão na execução de voos, oferecendo trajetórias de aproximação e saída dos aeroportos mais precisas, contribuindo para a redução de consumo de combustível, atrasos dos voos e redução da carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. 

Os procedimentos PBN, desenvolvidos pela Repartição de Operações de Grupo de Tráfego Aéreo, cumprem com as condições indicadas pelo Regulamento de Execução (EU) 2018/1048, de 18 de julho, que estabelecem requisitos de utilização do espaço aéreo e procedimentos operacionais, que serão implementados até 6 de junho de 2030.