Conteúdo principal

Dois resgates num dia

A Força Aérea efetuou ontem, 27 de março, duas missões de resgate, uma durante a manhã outra durante a tarde, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, respetivamente. 

Em ambas as missões foram empenhados um helicóptero EH-101 Merlin da Esquadra 751 – Pumas, responsável pelos resgates, e um avião C-295M da Esquadra 502 – Elefantes, que fez o acompanhamento às missões. 

Na missão operada a 370 km de S. Miguel, Açores, foi resgatado um homem de 59 anos, de nacionalidade portuguesa, que se encontrava a bordo de um navio de pesca quando necessitou de cuidados de saúde urgentes. 

Já a 555 km de Porto Santo foi resgatado um homem de 67 anos, de nacionalidade francesa, que velejava solitariamente. A inspirar cuidados de saúde, foi recuperado por um navio petroleiro de onde foi, posteriormente, resgatado pelo helicóptero da Força Aérea. 

Ambas as missões foram realizadas com sucesso, tendo os dois doentes sido encaminhados para uma unidade hospitalar.

As missões foram desencadeadas pelos Destacamentos Aéreos dos Açores e da Madeira, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e de Lisboa (MRCC), respetivamente, e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR).

VEJA O VÍDEO