Conteúdo principal

Ministra da Defesa em visita à Força Aérea

A Força Aérea recebeu a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, durante a manhã de hoje, 29 de março, na Base Aérea N.º 6 (BA6), numa visita relacionada com a iniciativa “Governo Mais Próximo – Setúbal”.

A Ministra da Defesa Nacional contactou com o sistema de Busca e Salvamento da Força Aérea, tendo recebido uma apresentação sobre o tema e visitado alguns dos meios aéreos que fazem parte do dispositivo da Força Aérea, entre os quais os helicópteros EH-101 Merlin e os aviões C-295M.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, enfatizou algumas das missões protagonizadas pela Força Aérea nos últimos anos, em termos de busca e salvamento, e que contribuíram para que vidas fossem salvas. No discurso dirigido à plateia exaltou o profissionalismo, a coragem, a dedicação e a abnegação dos militares da Força Aérea que cumprem diariamente as missões de Busca e Salvamento.

Durante a apresentação, o Diretor de Operações Aéreas, Brigadeiro-General João Gonçalves, apresentou o dispositivo, manifestou a dimensão da responsabilidade da Força Aérea, enalteceu a taxa de sucesso elevada das missões de Busca e Salvamento e explicou os riscos que os militares da Força Aérea estão sujeitos no cumprimento da missão.

Após a visita na BA6, a Ministra da Defesa Nacional, acompanhada pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, deslocou-se para Setúbal onde assistiu a uma demonstração de missão de busca e salvamento realizada pelo helicóptero EH-101 Merlin, seguida de uma demonstração de capacidades da Marinha Portuguesa.

A acompanhar a visita estiveram presentes os Presidentes da Câmara do Montijo e Alcochete, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, o Presidente da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, o Presidente da Junta de Freguesia do Samouco, entre outras entidades militares e civis.

Fazendo Portugal fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, a Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior do Atlântico Norte.

VEJA AS FOTOGRAFIAS

VEJA O VÍDEO