A tripulação da Esquadra 751 – “Pumas”, em alerta permanente na Base Aérea N.º 6, no Montijo, resgatou um surfista de 45 anos da Praia da Ursa, em Sintra, durante a tarde de hoje, 31 de março.
O helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea foi ativado pelas 12H37 para socorrer o surfista que inspirava cuidados de saúde imediatos, não sendo possível o acesso dos meios terrestes ao local onde se encontrava. Resgatado pelo Recuperador- Salvador, já dentro do helicóptero foi estabilizado pelo enfermeiro aeronáutico que seguia a bordo da aeronave. Posteriormente, a vítima foi transportada até ao topo da escarpa onde uma equipa da VMER de Cascais a aguardava para encaminhar para uma unidade hospitalar.
A Força Aérea mantém um dispositivo de alerta permanente para as missões de Busca e Salvamento, com tripulações no Continente, nos Açores e na Madeira, seja em terra seja no mar. Para além do território nacional, fazendo Portugal fronteira com o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, a Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.
A voar, protegemos.