
No passado dia 31 de março foi oficialmente concluída a missão On-Site Support (OSS) na Roménia, desenvolvida no âmbito do contrato de alienação adicional de aeronaves F-16 à República da Roménia.
Esta missão, iniciada em fevereiro de 2020, consistiu no empenhamento em permanência, na Base Aérea 86 – Borcea, de equipas compostas por dois militares da Força Aérea da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas e da Base Aérea N.º 5, para apoio à Força Aérea Romena nas áreas de engenharia, gestão, manutenção e abastecimento do avião F-16.
Durante aquele período, apenas interrompido durante os meses de abril e maio de 2020 (devido à pandemia COVID-19), as equipas de OSS providenciaram uma resposta direta e pronta a várias questões colocadas diariamente pelos militares da Força Aérea Romena.
Recorde-se que, já no âmbito do contrato inicial de alienação de aeronaves F-16 à República da Roménia, a Força Aérea empenhou equipas de OSS naquele país, entre outubro de 2016 e setembro de 2019, com valências alargadas, incluindo apoio na área operacional até setembro de 2018.
O sucesso da missão traduziu-se no reconhecimento, pela Roménia, do importante contributo das equipas de OSS portuguesas para a exploração e desenvolvimento sustentado do F-16 romeno, enquanto fator essencial para a missão de Defesa Aérea daquele país, bem como para a Defesa Coletiva e Segurança Cooperativa no âmbito da NATO.