Conteúdo principal

“Pumas”: Anjos de guarda "para que outros vivam”

Os militares da Esquadra 751 – “Pumas” têm prestado um serviço vital à salvaguarda da vida humana através de missões de transportes médicos aéreos, resgates em terra e no mar e missões de busca e salvamento, tendo totalizado entre 6 a 12 de abril 14 diversificadas missões.

Durante aquele período, entre as várias missões operadas com o helicóptero EH-101 Merlin, foram resgatados com vida dois homens que caíram em zonas inacessíveis por meios de socorro terrestre. O primeiro, um homem de 43 anos que sofreu uma queda numa escarpa na Praia de Lavagueira, em Odemira, e, o segundo, um homem de 36 anos, politraumatizado, na Praia da Ursa em Sintra.

A presença da Esquadra 751 - "Pumas" nos Açores e na Madeira tem sido fundamental nos transportes médicos entre ilhas de cada arquipélago, garantindo assim que os doentes recebam cuidados essenciais à saúde, refletindo-se num número de vidas salvas que não para de aumentar. Como exemplo, registou-se o transporte médico aéreo de dois doentes, de 69 e 85 anos, entre ilhas do Arquipélago dos Açores.

Ao longo desta semana foram também operadas cinco missões de busca e salvamento, por pessoas que desapareceram no mar, que resultaram, infelizmente, no resgate de três corpos.

Sediados na Base Aérea N.º 6, no Montijo, mas com destacamentos aéreos permanentes no Arquipélago dos Açores e no Arquipélago da Madeira, a Esquadra 751 - "Pumas" contribui sobremaneira para as missões de busca e salvamento, seja no mar seja em terra. Relativamente ao mar, são inúmeras as missões de resgates de doentes que se encontram a bordo de embarcações ou de náufragos, garantindo os "Pumas" operações numa área equivalente a mais de metade do território europeu. Recorde-se que a Portugal está atribuída a segunda maior área responsabilidade do Atlântico Norte.

Todo este trabalho e empenho máximo é um pequeno exemplo do distinto desempenho da Esquadra 751 – “Pumas”, que conta com mais de 5000 vidas salvas, em mais de 60 mil horas de voo, divididas pelos helicópteros SA-330 Puma e EH-101 Merlin. A voar honrando o lema da Esquadra, estes militares, de coragem e altruísmo, arriscam a própria a vida nestas missões “para que outras vivam”.

A voar, protegemos.