FAP recebe visita da Força Aérea Romena

Uma delegação da Força Aérea Romena (RouAF) visitou, entre 14 e 18 de outubro, a Força Aérea Portuguesa, no âmbito do Programa de Aquisição de 12 aeronaves F-16.

A visita teve como objetivo efetuar um "site survey" às instalações da Base Aérea Nº 5, Monte Real, para identificar as infraestruturas necessárias à operação deste tipo de aeronaves. No decurso da visita foram discutidos os requisitos, bem como os procedimentos inerentes à operação e manutenção dos F-16.

A partilha de experiências e lições apreendidas, nas áreas de Engenharia e de Manutenção, permitiram definir os requisitos mínimos necessários à elaboração do plano de ações conducente à construção das infraestruturas da RouAF, previstas para a Base Aérea de Fetesti. A assessoria técnica providenciada pelos engenheiros da Força Aérea Portuguesa foi essencial para o início do desenho do Plano Diretor de Infraestruturas da RouAF.

De destacar a colaboração saudável entre as delegações dos países intervenientes, bem como a partilha de conhecimentos, conseguida através de uma discussão aberta nos vastos assuntos abordados.

Este intercâmbio permitiu identificar soluções que visam otimizar as futuras infraestruturas com significativa poupança de recursos.

 

Por: P.S.

TCOR/ENGAER