Conteúdo principal

Mãe e filha transportadas pela Força Aérea

No dia de ontem, 4 de maio, a Força Aérea efetuou o transporte aéreo médico de três pessoas, das quais mãe e filha, da ilha de São Miguel, nos Açores, para Lisboa. A missão, realizada por um avião C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, permitiu que as três pacientes recebessem cuidados de saúde essenciais e indisponíveis naquela ilha.

O apoio da Força Aérea foi inicialmente solicitado para o transporte de uma criança com condição neurológica grave, exigindo o encaminhamento para o Hospital D. Estefânia, em Lisboa. Já no decorrer da fase de planeamento da missão, foi solicitado à Força Aérea o transporte de mais duas pessoas, mãe e filha de nacionalidades belga com queimaduras de 2.º grau.

Os “Elefantes” descolaram pelas 10H30 do Continente com uma equipa de saúde da Força Aérea a bordo, nomeadamente um médico e dois enfermeiros do Núcleo de Evacuações Aeromédicas (NEA), regressando a Lisboa pelas 19H00 do mesmo dia.

No planeamento da missão estiveram envolvidos a Patient Evacuations Coordinations Cell do NEA em conjunto com as operações do Comando Aéreo e o Chefe de Operações Aéreas.

A voar, protegemos.