Ação de Formação em Liderança na Academia da Força Aérea

A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu, no fim-de-semana de 26 e 27 de outubro, 20 alunos da 30ª edição do Master of Business Administration (MBA) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), com o objetivo de participarem numa Ação de Formação em Liderança, coordenada e organizada pelo Departamento de Ciências Militares da Direção de Ensino Universitário da AFA.

Este evento, que espelha a excelente cooperação entre a AFA e o ISEG, tem por objetivo proporcionar aos formandos algumas mais-valias na compreensão, condução dos processos de liderança e gestão de recursos humanos, potenciando o seu autoconhecimento e valorizando a sua prática profissional.

Para o efeito foram realizados diversos exercícios de campo, constituídos por tarefas destinadas à aplicação e desenvolvimento das competências pessoais de liderança. Partindo de uma filosofia de team-building, para cada exercício (missão) é nomeado um aluno-líder que, após receber um briefing do formador, fica responsável pela sua eficiente consecução.

A missão do aluno-líder passa por organizar a sua primeira comunicação ao grupo, bem como identificar e desenvolver planos de ação, administrar de forma otimizada os recursos disponíveis (humanos e materiais), tomar decisões e monitorizar a sua implementação, perscrutar potenciais fontes de problema, delegar algumas tarefas pelos diferentes elementos da sua equipa, gerir eventuais tensões e conflitos intragrupo. Findo o exercício, é efetuado um debriefing, a fim de analisar o desempenho do aluno-líder.

Num registo complementar, e com o propósito de enriquecer o autoconhecimento e a capacidade de decisão, foram também desenvolvidas atividades de Técnicas de Transposição de Obstáculos e de Combate Tático, sob a monitorização dos Departamentos de Educação Física e Desportos e de Formação Militar.

 
Por: RQ
ALF/RHL