A Força Aérea foi distinguida pelo Governo Regional da Madeira com a insígnia autonómica de bons serviços, como forma de reconhecimento pelos "serviços meritórios e relevantíssimos" prestados àquela Região.
Numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira, 12 de junho, no salão nobre do Governo Regional, o Chefe-do-Estado Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, recebeu as insígnias pelas mãos do Presidente Miguel Albuquerque.
Durante a sessão, foram destacados não só os transportes médicos aéreos regulares entre o Porto Santo e a Madeira como também o contributo da Força Aérea para situações extraordinárias como os incêndios que assolaram a região ou o transporte de vacinas durante o recente período pandémico.
Miguel Albuquerque esclareceu que "este ato é o corolário da ligação intrínseca entre a nossa população e a Força Aérea. E pretende agradecer os relevantes serviços que as sucessivas gerações de militares da Força Aérea prestaram à população da Madeira".
Recorde-se que a Força Aérea está presente no Arquipélago da Madeira através da Estação de Radar N.º 4 (ER4), no Pico do Areeiro, e no Aeródromo de Manobra N.º 3 (AM3), em Porto Santo, onde garante destacamentos permanentes da Esquadra 502 - "Elefantes" e Esquadra 751 - "Pumas".
Nos últimos três anos, de 2020 a 2022, a Força Aérea transportou 655 pessoas entre ilhas no Arquipélago da Madeira, num total de 502 missões.
Em termos missões de busca e salvamento, entre aquele período, registaram-se 49 missões.
A Força Aérea mantém-se sempre pronta para as mais diversas missões, dedicando especial atenção a todas aquelas em que está em causa a salvaguarda da vida humana.
A Voar, Protegemos.