Conteúdo principal

DGMFA recebe Galardão Cidade de Alverca

Numa cerimónia que decorreu no dia 13 de julho, nas instalações da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, o Comandante do Depósito-Geral de Material da Força Aérea (DGMFA), Coronel Jaques Tiago, recebeu o galardão Cidade de Alverca pelas mãos do Presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Cláudio Lotra.

O galardão foi entregue ao DGMFA como forma de agradecimento por solidificar e levar o nome da cidade de Alverca do Ribatejo mais longe.

O Presidente Claúdio Lotra esclareceu que este prémio visa distinguir personalidades e entidades que, pelo seu percurso, pelo seu desempenho e pelas atividades que cumprem, no seu dia-a-dia, projetem o nome da cidade de Alverca do Ribatejo, ressalvando, no seu discurso, que o Depósito é disso um bom exemplo.

A sua história confunde-se com a história da cidade, uma vez que se fixou nesta em 1918, sendo uma das unidades mais antigas da aviação portuguesa. Foi deste aeródromo que saíram, no passado, algumas das maiores glórias da aviação nacional. Esta instituição e toda a atividade por ela desenvolvida, permitem que Alverca seja considerada o berço da aviação portuguesa e da aeronáutica.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, antigos autarcas e diversas entidades de relevância na freguesia.

Na atribuição desta distinção esteve presente uma pequena delegação do Depósito-Geral de Material da Força Aérea constituída por representantes da classe de Oficiais, Sargentos, Praças e civis.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho perpetrado pelo Depósito-Geral de Material da Força Aérea nos 103 anos de existência em prol da Nação.