O Aeródromo de Manobra N.º 1, em Maceda, Ovar, abriu este domingo, 16 de julho, portas à população, para uma experiência com a Força Aérea. E a população aderiu em força à iniciativa.
Durante o dia, perto de 25 mil pessoas não perderam a oportunidade de entrar em aviões e helicópteros com a Cruz de Cristo e conhecer de perto a vida militar.
Ao longo do dia, foram proporcionados 420 batismos de voo em C-130H da Esquadra 501 - "Bisontes", representando esta para alguns a primeira oportunidade para seguir a bordo de um avião.
Para se habilitarem ao batismo de voo, era pedido aos visitantes um bem alimentar ou 2,00 euros. Com esta iniciativa, a unidade entregou ao Centro Comunitário de Esmoriz 1413,10 euros e 150 bens alimentares.
Com os pés bem assentes no chão, outros visitantes viram de perto exibições por diversas aeronaves da Força Aérea, com destaque para o helicóptero AW119 Koala, Chipmunk e o estrondoso F-16M.
Para além de diversas demonstrações da equipa cinotécnica e dos bombeiros, os visitantes "voaram" através de óculos da realidade virtual e simuladores de voo.
Esta é uma iniciativa inserida nas comemorações do 71.º Aniversário da Força Aérea, que procura aproximar a comunidade da instituição. A próxima base aberta está marcada para 6 de agosto, na Base Aérea N.º 4, Açores.
Conheça aqui as datas das restantes unidades.