Conteúdo principal

Santos Dumont homenageado

A Força Aérea homenageou o pioneiro da aeronáutica Alberto Santos Dumont por ocasião da passagem pelos 150 anos do nascimento, com uma cerimónia que se realizou dia 20 de julho, no Museu do Ar (MUSAR), sediado na Base Aérea N. º 1, Sintra.

Numa iniciativa da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea, a cerimónia foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Barros Ferreira, e contemplou o lançamento da Emissão Filatélica “150 anos do Nascimento de Alberto Santos Dumont, 1873-2023” e a inauguração da exposição temática “Santos Dumont”, que ficará patente no MUSAR durante os próximos meses.

Alberto Santos Dumont nasceu a 20 de julho de 1873, no Brasil. Dotado de especial espírito inventivo, tenacidade e altruísmo, foi um pioneiro da aeronáutica, que a promoveu e divulgou, sem descanso, oferecendo os seus conhecimento e planos à causa do ar.

Dentro do museu e numa área com mais de 8000 m2 estão expostos mais de 40 aviões e helicópteros, simuladores, motores, hélices e outros equipamentos aeronáuticos. Entre eles encontram-se algumas réplicas associadas ao homenageado, como Demoiselle XX, projetado e construído por Santos Dumont em 1908, e o 14-Bis, modelo do avião pilotado por Santos Dumont que, em 1906, nos arredores de Paris, foi o primeiro aparelho mais pesado do que o ar a descolar autonomamente.

VEJA AS FOTOGRAFIAS