Conteúdo principal

RCC testa capacidades no MORSA SAMAR 23

O comando de missões de Busca e Salvamento (SAR) está a cargo dos Centros Coordenadores de Busca e Salvamento da Força Aérea. O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa) tem como missão iniciar, conduzir, controlar e coordenar todas as operações de Busca e Salvamento relativas a acidentes e/ou incidentes com aeronaves, bem como missões de apoio à população, missões de evacuação aeromédica (MEDEVAC) na Região de Busca e Salvamento de Lisboa.


Neste contexto o RCC Lisboa tem coordenado e agilizado o exercício anual de Busca e Salvamento "MORSA". Trata-se de um exercício conjunto com o Ejército del Aire, realizado no âmbito do protocolo estabelecido entre Portugal e Espanha para a cooperação em operações SAR. Este exercício desdobra-se em duas fases, de Busca e Salvamento em ambiente marítimo (SAMAR, em conjunto com o RCC Madrid/CANASAR, em conjunto com o RCC Canárias) e de Busca e Salvamento em ambiente terrestre (SATER), e visa o empenhamento de meios das duas nações com objetivo de treinar a coordenação entre os Centros de Busca e Salvamento adjacentes, no emprego adequado dos meios aéreos.


Este ano, responsável por organizar o exercício de Busca e Salvamento em ambiente marítimo, o RCC Lisboa organiza o exercício MORSA SAMAR 23 procurando testar a capacidade de resposta e cooperação entre diferentes forças, militares e civis, em missões de Busca e Salvamento (SAR). Este exercício que decorre na Ilha do Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, e tem o dia de 26 de julho como o dia de operações.

VEJA AS FOTOGRAFIAS