Conteúdo principal

MORSA SAMAR 23

O exercício MORSA SAMAR 23 viveu hoje um teatro de operações montado com o objetivo de testar a eficiência na resposta em missões de Busca e Salvamento (SAR) em ambiente marítimo.

Num contexto de cooperação entre diferentes forças para o cumprimento das missões testadas, participaram neste exercício dois aviões, o C-295M da Esquadra 502 – “Elefantes”, da Força Aérea Portuguesa, e o CN-235 da Esquadra 803 do Ejército del Aire, e o navio NRP Orion da Marinha Portuguesa. Para além disso existiu também a participação do Serviço Regional de Proteção Civil através de uma equipa de EMIR – Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida.

As operações consistiram em testar todo o processo de cenários habituais de missões de Busca e Salvamento em aeronaves desde o alerta ativado pelos serviços de tráfego aéreo e resposta do Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa, passando pelo planeamento, coordenação, empenhamento das aeronavens e execução das missões.

No cenário de recuperação de indivíduos em alto mar foi testado todo o processo desde a identificação do incidente em alto mar, aproximação e recuperação dos indivíduos, e transporte até terra com o consequente encaminhamento para os cuidados médicos necessários.

O exercício decorreu na Ilha do Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, onde está localizado o Aeródromo de Manobra N.º 3.

VEJA AS FOTOGRAFIAS