Conteúdo principal

EH-101 Merlin em missão tripla

Hoje, 7 de agosto, o dia começou de forma agitada para a Esquadra 502 – “Elefantes” e para Esquadra 752 – “Fénix”.  

O helicóptero EH-101 Merlin começou a atividade aérea à meia-noite de hoje com o transporte de um doente que necessitava de cuidados médicos urgentes, entre a Ilha Terceira e a Ilha Graciosa.

Às 04H15, após o término da missão, seguiram para um resgate em Navio. Um homem de 57 anos, que se encontrava a mais de mil Km das Lages necessitava de ser transportado para uma unidade hospitalar.

Inicialmente o doente foi transferido para a embarcação NRP ANTÓNIO ENES, da Marinha, que transportou o doente até estar ao alcance do helicóptero EH-101 Merlin.

Foi a mais de 570 km das Lages que as “Fénix” realizaram o resgate do doente, que foi posteriormente transportado para a Ilha Terceira, para receber cuidados médicos diferenciados.

A acompanhar a missão esteve um avião C-295M, destacado no Aeródromo de Manobra N.º 3, na Ilha do Porto Santo, realizando oito horas de voo.

Nesta missão estiveram também envolvidos o Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento das Lages e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha.

Mas não termina por aqui. Depois de cumprida com sucesso a missão de resgate em navio, o helicóptero EH-101 Merlin voltou a ser empenhado para transportar um doente, que necessitava de assistência médica urgente, entre a Ilha de Santa Maria e Ilha de São Miguel.


No total foram perto de dez horas de voo, mais uma vez prova que a Esquadra 752 – “Fénix” voa para que outros vivam.