Conteúdo principal

Estrutura superior agradece empenho dos militares

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Lopes Pires, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, estiveram reunidos ontem, 7 de agosto, com os militares da Força Aérea que estiveram empenhados, nas mais diversas áreas, no apoio à Jornada Mundial da Juventude.

Reunidos na Base Aérea N.º 6, no Montijo, agradeceram o desempenho de todos os envolvidos nas mais diversas funções.
Destacando "o extraordinário papel que desempenharam", em nome da Ministra da Defesa Nacional, o Secretário de Estado mostrou "grande apreço e reconhecimento por aquilo que fizeram num evento que foi inédito no nosso país".

Elogiando o empenhamento da Força Aérea, acrescentou estar perante "o rosto do sucesso" e agradeceu a todos "terem abdicado dos vossos planos de férias e da companhia das vossas famílias" para tornarem possível um evento que reuniu mais de 1,5 milhões de peregrinos, um número nunca atingido em jornadas anteriores, acrescentou. "Por tudo o que fizeram, é mais do que devido e justo vir cá pessoalmente dar os parabéns", finalizou.

Na sua intervenção, o General CEMFA elogiou o empenhamento de todos referindo que "foi a prova viva do que é a Força Aérea".
Reconhecendo que toda a envolvência começou muitas semanas antes dos eventos, o General João Cartaxo Alves destacou "o grande empenhamento de todos, que elevaram bem alto o nome da Força Aérea e dignificaram com brilho a Instituição", sendo que "o símbolo da qualidade foi posto na organização, no planeamento e no brilho e dignidade que depositaram". Ainda que tenha sido feito "aquilo a que já estamos habituados a fazer, são estes momentos que nos distinguem e é um orgulho ser chefe de gente tão nobre e digna nesta instituição", concluiu.

Antes e durante a Jornada Mundial da Juventude 2023, a Força Aérea teve uma forte intervenção empenhando mais de 1500 militares. Além da fase de planeamento, a Força Aérea contribuiu para a logística dos eventos, vigilância e policiamento do espaço aéreo, segurança, projeção de forças de segurança, transporte de entidades e acompanhamento de órgãos de comunicação social.

VEJA AS FOTOGRAFIAS