O ASAREX23 é um grande exercício onde são treinadas as missões de Busca e Salvamento (SAR - Search and Rescue); missões essas que para serem bem sucedidas em muito dependem do forte envolvimento do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento, designado de Rescue and Coordination Centre (RCC).
Estando o exercício a decorrer nos Açores, as ações do ASAREX23 são coordenadas pelo RCC Lajes, enquanto órgão a operar diariamente a partir da Base Aérea N. º 4, na Ilha Terceira - Açores, responsável pelo serviço de Busca e Salvamento Aéreo na Região de Busca e Salvamento (SSR - Search and Rescue Region) de Santa Maria.
Este órgão conta com a cooperação constante do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC - Maritime Rescue Coordination Center) de Ponta Delgada, entidade que também participa no ASAREX23.
São estes centros coordenadores que dão o primeiro alerta de missão, depois de acionado o pedido de ajuda. Para além de darem a ordem de saída do meio aéreo, são eles quem recolhem e fornecem todas as informações necessárias para a execução da missão, como por exemplo a localização.
Ao contrário do que acontece em terra, no mar existem diversos fatores que dificultam a localização rápida com precisão da missão, tornando as missões SAR num processo moroso em contextos nos quais todos os minutos são cruciais.
O exercício ASAREX23 permite, segundo o Comandante do Comando da Zona Aérea dos Açores (CZAA), Brigadeiro-General António Moldão, a possibilidade dos orgãos coordenadores trabalharem de perto com os órgãos executantes e "ter novas experiências e aprendizagens entre as entidades nacionais e internacionais participantes".
A área de coordenação de missões SAR é um desafio constante ao qual existem constantes adaptações, testadas neste ASAREX23 em diversos cenários.