A Força Aérea adquiriu todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela República Federal da Alemanha, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobresselentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos.
O contrato foi formalizado ontem, 25 de setembro, nas instalações do Estado-Maior da Força Aérea, na presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e da Embaixadora da República Federal Alemã em Portugal, Julia Monar, entre outras altas entidades.
A Força Aérea identificou esta aquisição como uma excelente oportunidade de garantir a operação do atual sistema de armas P-3C CUP+, ao serviço da Esquadra 601 - "Lobos", nos próximos anos sem constrangimentos significativos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade e o incremento das atuais taxas prontidão de aeronaves, uma vez que o material necessário disponível no mercado está a escassear.
O P-3C CUP+ assegura a cobertura de toda a área das duas regiões de informação de voo e de busca e salvamento sob jurisdição do Estado Português (uma das maiores do mundo), contribuindo decisivamente para as missões de busca e salvamento de muito longo alcance, o que garantem a salvaguarda da vida humana nos casos de acidente ou de situações de emergência ocorridos no mar.
Paralelamente, é a única que reúne as características de velocidade e alcance a um conjunto de sistemas de missão e armamento. Tal permite executar missões de luta antissuperfície e antissubmarina, contribuindo de forma essencial para a segurança e defesa do território nacional.
Até início de setembro deste ano, a Esquadra 601 realizou 288 missões, totalizando 1179h45 de voo. Dessas missões, em 2023 destacamos a participação da Esquadra 601 ao serviço da NATO, em Itália, no apoio à vigilância do Mediterrâneo, e na Lituânia, no âmbito do patrulhamento marítimo de países aliados.