Conteúdo principal

Força Aérea: Operação IRINI 2023

Um destacamento de 37 militares da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave P-3C CUP+ da Esquadra 601 “Lobos”, partiram no dia 14 de novembro, para Sigonella em Itália, para integrar a Operação da European Union Naval Force Mediterranean (EUNAVFOR MED) IRINI 2023.

Esta missão, que tem um período de um mês, tem como objetivo contribuir para a segurança e manutenção da liberdade de navegação e combater o tráfico de droga, armas e pessoas no Mar Mediterrâneo.

A operação apoiará paralelamente a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) através da operação “Sea Guardian” que tem por finalidade promover a segurança marítima no Mar Mediterrâneo, de forma a garantir a liberdade de navegação e o conhecimento situacional da área, com o foco nas atividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marítima.

Recorde-se que a Esquadra de Patrulhamento Marítimo tem contribuído regularmente em missões de patrulhamento no Mediterrâneo na última década, tanto em apoio à OTAN como à União Europeia.