Conteúdo principal

Força Aérea acolhe Centro Europeu de Treino de Helicópteros

A Força Aérea acolheu nas instalações da Base Aérea N.º 1 (BA1), em Sintra, o Multinational Helicopter Training Centre (MHTC), considerado o maior centro europeu de treino de tripulantes de helicóptero.

A cerimónia que oficializou aquele centro decorreu dia 28 de novembro na presença da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, entre outras entidades nacionais e estrangeiras. Para além da visita às instalações, o evento contou com uma demonstração de capacidades da Força Aérea Portuguesa, envolvendo um helicóptero EH-101 Merlin e um helicóptero AW119 Koala.

O MHTC, que conta com 14 países participantes – Portugal, Áustria, Bélgica, Chipre, República Checa, Finlândia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Países Baixos, Sérvia, Eslovénia e Suécia – será responsável por formar cerca de 250 militares por ano. A missão passa por melhorar a interoperabilidade e capacidade dos helicópteros militares europeus através de uma abordagem coordenada de treino de Táticas, Técnicas e Procedimentos e doutrina. Para tal, serão promovidos exercícios internacionais, cursos e ações de formação multinacionais comuns que promovam a padronização e a melhore a interoperabilidade, fornecendo treino tático relevante e especializado ao nível de toda a tripulação do helicóptero.

Prevê-se que o MHTC atinja a capacidade operacional inicial no início de 2024 e estima-se que opere por um período de 15 anos, que pode ser estendido até 30 anos.