Conteúdo principal

Nova vida salva pela Força Aérea

Um homem de 53 anos foi resgatado de uma embarcação durante a tarde de hoje, 9 de dezembro, por um helicóptero da Força Aérea. 

A necessitar de cuidados médicos emergentes, pelas 13h35 foi solicitado o apoio da Força Aérea para resgatar o doente de forma a ser possível o transporte imediato para uma unidade hospitalar. Dez minutos depois, o helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 751 - "Pumas", descolou da Base Aérea N.º 6, no Montijo, em direção ao navio pesqueiro que se encontrava 19 km da costa junto a Portimão. 

Depois do resgate com sucesso da embarcação, o doente foi transportado para o Heliporto do Hospital de Faro.

A operação ficou concluída pelas 16h35, com o regresso do helicóptero da Força Aérea à Base Aérea do Montijo, após 02h50 de missão.

Com o estado de saúde a inspirar cuidados imediatos, assim que recuperado para o interior do helicóptero foi assistido em voo pelo enfermeiro aeronáutico a bordo, mais concretamente do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea.  Uma intervenção vital para a estabilização da vítima.

A operação de resgate foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC), em articulação com o Centro Coordenador de Salvamento de Lisboa (RCC), da Força Aérea.

A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira. 

Rapidez, prontidão e eficácia, sempre para que outros vivam porque, a voar, protegemos.