Conteúdo principal

25 de janeiro: quatro missões, seis doentes transportados

O dia de ontem, 25 de janeiro, revelou-se atarefado para a Força Aérea que, em menos de 24 horas, transportou de urgência seis pessoas, em quatro missões.

O primeiro voo decorreu ainda de madrugada nos Açores. Um helicóptero EH-101 Merlin, da Esquadra 752 – “Fénix”, foi ativado para transportar um doente urgente, a necessitar de apoio médico, entre ilhas do arquipélago açoriano.

Mais tarde foi a vez dos “Elefantes” entrarem em ação. Três pessoas, com idades compreendidas entre os 19 e 61 anos, foram transportadas no avião C-295M entre ilhas do Arquipélago da Madeira.

Pouco tempo depois, um novo doente embarcava numa aeronave da Força Aérea, novamente num avião C-295M mas desta vez do destacamento permanente da Esquadra 502 - "Elefantes" na Base Aérea N.º 4, Lajes, Açores. A missão decorreu entre a ilha Graciosa e a Ilha Terceira.

Na última missão do dia, os “Elefantes” destacados no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, voltaram a ser ativados para transportar um doente, entre aquela ilha e a Ilha da Madeira.

Desde o início do ano, a Força Aérea já contribuiu para que mais de 50 pessoas conseguissem ter acesso a cuidados médicos essenciais à sobrevivência.

A voar, protegemos!