Conteúdo principal

Força Aérea resgata idosa em alto-mar

A Força Aérea resgatou, durante a noite de ontem, uma mulher de 87 anos quando se encontrava a bordo de um navio cruzeiro. Devido a uma condição de saúde repentina, a idosa necessitou de ser transportada com urgência para terra, por forma a ser encaminhada para uma unidade hospitalar.

Para a missão, a Força Aérea acionou um helicóptero EH-101 Merlin em alerta permanente na Base Aérea N.º 4, nas Lajes, através da Esquadra 752 – “Fénix” ali sediada. No momento da recuperação da doente, o navio cruzeiro encontrava-se em alto-mar, mais concretamente a 600 km da ilha Terceira, nos Açores.

Já a bordo do helicóptero, a idosa foi acolhida pelo enfermeiro militar da Força Aérea que prestou os cuidados de saúde necessários até chegar à ilha Terceira, de onde seguiu para a unidade hospitalar local.

A missão teve uma duração de 6h20 de voo e foi permanentemente acompanhada por um avião P-3C CUP+ da Esquadra 601 – “Lobos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja.

A missão foi inicialmente coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada que articulou a necessidade de empenhamento do meio aéreo da Força Aérea com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes.

A Força Aérea tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira para qualquer incidente que ocorra no mar.

A voar, protegemos!