A Unidade de Apoio de Lisboa (UAL) comemorou, no passado dia 10 de março, dez anos de existência. A efeméride foi celebrada com a habitual cerimónia de Dia de Unidade, no dia 12 de março.
Durante a cerimónia, presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Tenente-General Eurico Craveiro, procedeu-se à rendição do Porta-Estandarte Nacional e da Unidade e respetiva escolta.
Após o discurso do Comandante, foram impostas condecorações aos militares que mais se destacaram ao serviço daquela unidade. Houve ainda espaço para a habitual cerimónia de homenagem aos mortos.
Sob o lema “promover bem-estar e segurança”, a Unidade de Apoio de Lisboa tem por missão prestar apoio às unidades de Lisboa em três vertentes distintas: recursos humanos, recursos logísticos e recursos administrativos.
A história da UAL remonta a 1982, aquando da criação da Base de Alfragide, que tinha como missão assegurar a defesa das instalações do complexo, onde funcionava o Estado-Maior da Força Aérea.
Mais tarde, em 1995, a Base de Alfragide é rebatizada e passa a denominar-se de Grupo de Apoio do Estado-Maior da Força Aérea (GAEMFA). Em 10 de março de 2014, assumiu o nome atual: Unidade de Apoio de Lisboa.